Os macronutrientes

Os macronutrientes são substâncias fundamentais para o organismo humano. São obtidos através dos alimentos que ingerimos. Os macronutrientes dividem-se em três grandes grupos: os hidratos de carbono, as proteínas e as gorduras.

Os principais macronutrientes

Hidratos de carbonoOs macronutrientes

Os hidratos de carbono provêm dos alimentos que crescem na terra tais como a fruta, os vegetais, os cereais, o pão, a massa, as batatas, o arroz etc. Um modo fácil para saber diferenciar os hidratos de carbono das proteínas é reger-se por esta regra ” os hidratos de carbono crescem na terra e não se deslocam” (como os animais). Obviamente que a massa é um hidrato de carbono, já que deriva de um cereal que cresceu na terra -o trigo.

Do mesmo modo, as verduras, como os bróculos crescem na terra, são também hidratos de carbonos. As frutas como as maçãs provêm de arvores que crescem na terra e como tal, são também hidratos de carbono.

Proteínas

Obtemos as proteínas dos alimentos de origem animal como a carne, o peixe, os mariscos, aves, frango, ovos, os lacticínios como o leite o queijo e iogurtes.

Também existe as proteínas de origem vegetal provenientes da soja e das leguminosas.

Os principais nutrientesGordura

Dar preferência às gorduras insaturadas como o azeite de oliva, os frutos secos como as nozes, as amêndoas, as avelãs, o abacate.

Na dieta da Zona deve-se combinar em cada refeição tanto principal como ligeira os três grupos de macronutrientes de modo a alcançar a seguinte desatribuição calórica: 40 % de hidratos de carbono, 30 % de proteína e 30 % de gorduras.

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário