Qual é a principal causa do envelhecimento da pele?

A causa principal do envelhecimento da pele é a inflamaçãoO Dr. Barry Sears esteve recentemente em Espanha a participar no 13 º Congresso Internacional da Sociedade Espanhola de Medicina Anti-Envelhecimento e Longevidade (SEMAL). Numa das suas intervenções o Dr. Sears abordou o tema “O papel de uma dieta anti-inflamatória no tratamento do envelhecimento da pele”, onde explicou a influência de uma má alimentação no envelhecimento da pele.

Qual é a principal causa do envelhecimento da pele?

A causa principal do envelhecimento da pele é a inflamação. A inflamação, para além de ser a raiz de quase todas as nossas doenças crónicas afeta negativamente a aparência da pele, envelhecendo-a, levando-a a perder elasticidade e suavidade, que se manifesta, ao cabo dos anos, em forma de rugas e flacidez.

A inflamação é um processo resultante da carga genética, da radiação UV, das dietas pró-inflamatórias com excesso de ácidos gordos ómega 6 (encontrados nos óleos vegetais de soja, milho e girassol ) e dos alimentos de alto teor glicémico (como pão, massas, arroz, batatas…).

Estes alimentos aumentam a secreção da insulina e, esta, por sua vez, gera inflamação no sistema imunitário, agredindo e deteriorando a produção de elastina e do colágeno da pele – principais constituintes que dão firmeza e promovem uma pele sem rugas.

“A perda de gordura e da degradação das fibras de colágeno e elastina da pele é a causa molecular das rugas”, diz o Dr. Barry Sears.

Dieta anti-inflamatória

A boa noticia é que cada célula do nosso corpo, da mesma maneira que é capaz de gerar substâncias inflamatórias(prejudiciais) também podem gerar substâncias anti-inflamatórias. Neste sentido, a alimentação é a nossa melhor arma para fazer com que as células produzam mais substâncias anti-inflamatórias que são benéficas para a beleza da pele e menos substâncias inflamatórias que são prejudiciais e conduzem ao envelhecimento.

O Dr. Sears afirma que “para eliminar os sinais de envelhecimento da pele deve-se combinar uma dieta anti-inflamatória (alimentos com níveis reduzidos de ómega 6 e baixa carga glicémica) com o aumento da ingestão de ómega -3 e polifenóis, com a finalidade de reduzir a inflamação no corpo e na pele.”

Neste sentido, a dieta da Zona é a sua melhor receita de beleza. Basicamente para melhorar a aparência da pele, o Dr. Barry Sears recomenda vegetais sem amido e peixe. “Os vegetais sem amido têm um índice glicêmico muito baixo e além disso contêm polifenóis, já o peixe, é rico em ácidos gordos ómega-3, gorduras saudáveis que combatem a inflamação e retrasam o envelhecimento da pele, diz o médico.

Segundo o  Dr. Barry Sears, criador da dieta anti-inflamatória conhecida como a dieta da Zona, esta maneira de comer seria a ideal para prevenir o envelhecimento e reduzir a inflamação em todas as células do corpo. E, assim, viver mais e melhor.

A melhora no aspeto da pele, não é mais do que, o indicador visual de que os benefícios desta dieta estão a produzir efeitos positivos em todo o corpo, diz o Dr. Sears.

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário