Contagem dos alimentos

Contagem dos alimentoscontagem das calorias, no que toca a perder peso, impõe-se como uma necessidade na maioria das dietas, no entanto na dieta da Zona dá-se mais importância à correta combinação dos alimentos, com a finalidade de manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e, impedir assim, a constante libertação de insulina, hormona implicada no armazenamento de gordura.

É por esta razão que a dieta da Zona põe todo o foco no controlo hormonal como forma de perder peso e ganhar saúde, do que propriamente no valor calórico dos alimentos. Embora isto não signifique que seja uma dieta alta em calorias, muito pelo contrário, a ingestão diária de calorias oscila entre as 1000 e 1600 calorias.

Como se faz a contagem dos alimentos?

Na dieta da Zona a contagem dos alimentos faz-se mediante a medida dietética chamada “bloco”. Um bloco representa uma pequena porção de alimento de cada grupo de nutrientes: proteínas, hidratos de carbono e gordura.

Qualquer refeição, seja ligeira ou principal, deve conter sempre alimentos dos três macronutrientes:  as proteínas, os hidratos de carbono e a gordura, de modo a criar um prato completo e equilibrado, desde o ponto de vista nutricional e hormonal.

Como saber a quantidade a ingerir de cada grupo de nutrientes?

O bloco é a medida que calcula a quantidade a comer de cada grupo de alimentos. Toda a pessoa que deseja seguir a dieta da Zona deve procurar entender o que significa um bloco, para que ela própria possa criar os seus próprios pratos e não depender de um cardápio ou de uma lista de menus.

Medir ou contar blocos torna-se numa tarefa simples quando podemos recorrer à tabela dos alimentos. Nesta tabela os alimentos estão classificados em grupos: grupo das proteínas, grupos dos hidratos de carbono e grupo das gorduras. Cada porção de alimento de cada grupo corresponde a 1 bloco de alimento, sendo assim, para preparar um prato principal necessitamos 3 blocos de alimentos de cada grupo, isto é, 3 blocos de proteínas+ 3 blocos de hidratos de carbono+ 3 blocos de gordura.

Como se faz a distribuição dos blocos ao longo do dia?

Uma mulher normal tipo “comum” necessita nas três refeições principais 3 blocos de alimentos de cada grupo alimentar, isto é, 3 blocos de proteínas, 3 blocos de hidratos de carbono e 3 blocos de gordura. Nos pequenos lanches necessita 1 bloco de cada grupo de alimentos, ou seja: 1 bloco de proteínas, 1 bloco de hidratos de carbono e 1 bloco de gordura. Para um homem normal tipo “comum” vai necessitar de: 4 blocos nas três refeições principais e 1 bloco nos dois pequenos lanches.

Como confeccionar uma refeição da Zona?

O tamanho das porções, ou seja os blocos dos alimentos, vêm definidas em gramas ou unidades, no caso dos líquidos em dl. Para confecionar um prato ligeiro tipo lanche, normalmente composto de 1 bloco, escolhe-se uma porção de alimento de cada grupo, isto é, 1 bloco de alimento do grupo das proteínas + 1 bloco de alimento do grupo dos hidratos de carbono + 1 bloco de alimentos do grupo das gorduras.

No caso de uma refeição grande tipo almoço, o número de blocos aumenta, aqui fazemos o mesmo que no exemplo anterior, mas em vez de 1 bloco, escolhe-se 3 blocos do grupo das proteínas + 3 blocos do grupo dos hidratos de carbono + 3 blocos do grupo das gorduras. Isto pode ser feito da seguinte maneira: ou escolhemos a mesma porção três vezes de cada grupo de alimentos ou três porções distintas de cada grupo de alimentos. Se preferir jantar dois blocos de alimentos em vez de três, comprove que tenha sempre 2 blocos de cada grupo. E, certifique-se de ingerir sempre o mesmo numero de blocos de cada grupo de nutrientes.

Aumentar ou reduzir o número de blocos de cada refeição

Os blocos são medidas fáceis de memorizar, com eles pode confecionar os menus à sua maneira, unicamente deve ter cuidado em igualar em cada refeição o mesmo número de blocos de cada grupo de nutrientes. Pode também aumentar ou reduzir o número de blocos, por exemplo, ingerir 4 blocos em vez de 3 ao almoço, ou ingerir 2 blocos em vez de 3 ao jantar. Procure não exceder os 17 blocos diários nem ingerir menos de 11 blocos diários.

Agora que já prendeu como é a contagem dos alimentos, procure não exceder as quantidades dos blocos recomendada, se deseja perder peso. E, como recompensa ao fim de três semanas começará a notar que a roupa assenta melhor, que perde barriga, ao mesmo tempo que ganha energia e melhora a sua concentração mental.

Faça o seu comentário