Molde para confeccionar os menus

A dieta da Zona, ao contrário de muitas dietas não se baseia na contagem das calorias dos alimentos. Esta dieta tem como base científica o controle hormonal, que é alcançado mediante uma alimentação hormonalmente correta. Isto é possível, equilibrando em cada refeição a ingestão de proteínas, hidratos de carbono e gordura nas proporções justas e adequadas, com o objetivo de manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e impedir a libertação da insulina.

Como calcular corretamente a quantidade dos alimentos?

Para saber em cada refeição que quantidade de alimentos devemos consumir, usamos o bloco, medida criada pelo Dr. Barry Sears para facilitar-nos a contagem dos alimentos. Um bloco é como um “mini-porção” de alimento. A regra dos blocos para confeccionar os nossos menus, se desejamos seguir com éxito a dieta da Zona é dar especial atenção ao fato, de que, em qualquer refeição, seja pequena ou grande, sempre contenha o mesmo número de blocos de proteína; o mesmo número de blocos de hidratos de carbono e o mesmo número de blocos de gordura. Para que isto funcione, a melhor maneira é o uso de um esquema ou molde.

Como estruturar um menu da Zona?

A melhor forma de contar os blocos que vamos a consumir em cada refeição é desenhar um molde como o de abaixo: proteínas, hidratos de carbono e gordura devem constar sempre no cabeçal do molde, o que vai variar é a coluna da esquerda. Aqui devemos inserir os alimentos que pensamos comer. Por cada ingrediente que vai colocar no seu prato anote na respectiva coluna o numero de blocos que contêm. Se ao somar obtém o mesmo número de blocos em todas as colunas é que está correto, senão tem que modificar os alimentos da coluna esquerda até obter a combinação perfeita, ou seja, o mesmo número de blocos nas três colunas.

Alimentos Proteínas Hidratos de

carbono
Gordura
Carne 4 0 0
Salada 0 1 2
Vegetais 0 1 2
Sobremesa (fruta) 0 1 0
Álcool (vinho) 0 1 0
TOTAL 4 4 4

Como interpretar o molde

Este molde é um exemplo de um menu de 4 blocos. No coluna direita da tabela apontamos todos os alimentos que vamos ingerir. Comecemos pela coluna das proteínas: a carne, com um bife de 120 g. alcançamos os 4 blocos de proteína necessária. Passamos à salada, apontamos 1 bloco na coluna dos hidratos de carbono; uma pequena porção de vegetais, outro bloco na coluna dos hidratos de carbono; uma peça de fruta, outro bloco e se tencionamos acompanhar a nossa refeição com um pequeno copo de vinho somamos outro bloco. Ao final totalizamos 4 blocos de hidratos de carbono.

Correspeito à gordura, 4 blocos foi conseguido com o azeite que utilizamos para temperar a salada e para saltear a pequena porção de vegetais.

Use esta tabela como molde para confeccionar os seus pratos da Dieta da Zona. Consulte a tabela dos alimentos para saber 1 bloco a que quantidade de alimento corresponde. Se usarmos o molde com toda a seguridade que vamos confeccionar um menu da Zona sem excedermos no consumo de hidratos de carbono (seja qual seja a sua fonte) em relação à quantidade de proteína.

Na dieta da Zona os hidratos de carbono devem proceder na sua maioria das verduras e frutas. Os amidos e féculas como a batata, o arroz, o pão, a massa, farinhas e todo o tipo de pastelaria, chamados hidratos de carbono de alto índice glicémico, devem evitar-se porque comportam-se no nosso corpo como açúcar estimulando a secreção da insulina. Lembre-se que a insulina é culpável do aumento de peso por ser a hormona de armazenamento. A insulina é o que o faz engordar, por isso evite os alimentos que a estimule.

Inclua sempre alimentos de cada grupo: proteínas, hidratos de carbono e gordura nas cinco refeições recomendadas ao longo do dia. A proteína deve proceder das carnes brancas e do peixe. A gordura deve ser monoinsaturada como o azeite que não tem nenhuma influência sobre a insulina. A ingestão de óleo de peixe é recomendada pela sua riqueza em ómega 3.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply