Dieta bem sucedida

O primeiro passo Conselhos para que a dieta funcionepara perder peso e ser bem sucedido na sua dieta é saber os alimentos que deve escolher ou restringir da sua alimentação. Hoje em dia, além da falta de tempo, a abusiva oferta de uma grande variedade de alimentos pouco ou nada saudáveis, podem constituir um obstáculo ao sucesso de uma dieta. Por isso, saber escolher os alimentos que vão fazer parte da sua dieta é sem margem de dúvida o primeiro passo para assegurar uma dieta bem sucedida.

Conselhos para uma dieta bem sucedida

  • Procure que a maior parte dos hidratos de carbono provenha das frutas e vegetais, considerados hidratos de carbono “favoráveis”, possuem um baixo índice glicémico e são grandes fontes de vitaminas e minerais, ricas em fibra e antioxidantes.
  • Tente reduzir o consumo dos hidratos de carbono “desfavoráveis”, ou de índice glicémico alto, são eles, o pão, as massas, o arroz, as bolachas, os cereais, snacks, chocolate, açúcar, mel, refrigerantes etc.. Todos estes alimentos são transformados em açúcar, causando a subida brusca do nível de glicose no sangue e a consequente subida da insulina, a hormona do armazenamento.
  • Escolha fontes proteicas baixas em gordura tais como: frango sem pele, carne de vitela, peixe, mariscos, ovos, queijos magros. O nosso corpo necessita de um aporte constante de proteína, inclua-a sempre nas 5 a 6 refeições que deve realizar ao longo do dia. Comece a incluí-la no pequeno-almoço, uma boa opção pode ser queijo ou fiambre. Não esqueça de incluí-la também nos pequenos lanches, a proteína tem um efeito bastante saciante.
  • A gordura nunca deve faltar na nossa dieta, prefira a gordura insaturada como o azeite extra virgem, os frutos secos, o abacate. Evite as gorduras saturadas de origem animal encontradas nas carnes vermelhas, banha, bacon, chouriços e charcutaria em geral. Evite também as gorduras trans das margarinas, alimentos pré-cozinhados, bolos e pastelaria em geral e os óleos vegetais.
  • A contagem das calorias pouco importa, mas sim, os alimentos que se deve evitar, há alimentos anunciados com um baixo teor em gordura, mas em contrapartida, são ricos em amidos ou féculas que fazem aumentar os níveis de açúcar do sangue e contribuem para o ganho de peso.
  • Coma devagar, mastigando bem os alimentos, a digestão começa na boca e, até chegar ao cérebro o sinal “parar de comer” leva algum tempo.
  • Beber muita água cerca de 1,5 a 2 litros por dia (oito copos), a água é o alimento mais barato do mundo, mas mesmo assim ninguém bebe o suficiente.
  • Na preparação dos alimentos prefira métodos de culinária como: cozer, grelhar, saltear e assar no forno.
  • Faça exercício, caminhar diariamente meia hora a passo rápido e vigoroso é suficiente, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
  • Se porventura cometer um “deslize” não se culpe, ninguém é perfeito, lembre-se que só está a um passo da seguinte refeição.

Veja também: lista de alimentos

Faça o seu comentário