Porque engordam os hidratos de carbono?

Segundo o Dr. BarPorquê engordam os hidratos de carbono?ry Sears o sucesso da dieta da Zona reside na restrição dos hidratos de carbono, sobretudo aqueles com um elevado índice glicémico, por isso é importante saber porque engordam os hidratos de carbono.

O índice glicémico indica a rapidez a que os hidratos de carbono, depois de digeridos e convertidos em açúcar, entram na corrente sanguínea. Quanto mais rápido chegam ao sangue, mais depressa vão fazer subir os níveis de açúcar do sangue (glicémia) e mais insulina vai ser produzida pelo corpo.

Por isso conhecer o índice glicémico dos hidratos de carbono é um passo importante na dieta da Zona para emagrecer e ganhar saúde.

Porque engordam os hidratos de carbono?

É preciso saber que todo o açúcar que entra no sangue não provém unicamente dos alimentos doces, mas de todos os alimentos fornecedores de hidratos de carbono. A batata, por exemplo, entra no sangue muito mais rapidamente do que o açúcar refinado.

Os hidratos de carbono como a massa, o pão (branco e integral), os bolos os doces o arroz, as féculas (amidos) como a batata, o açúcar, as farinhas etc. durante o processo digestivo são rapidamente transformados em açúcar. Quando este açúcar chega ao sangue provoca o aumento da insulina.

A insulina e o aumento de peso

A insulina é uma hormona encarregada de retirar a glicose do sangue para levar ás células, de modo que o organismo disponha de suficiente energia para o seu correto funcionamento. O cérebro, em especial, alimenta-se exclusivamente de glicose. A insulina é também a hormona de armazenamento, porque o excesso de glicose que não é usado como energia é armazenado sob a forma de gordura, dando assim origem ao aumento de peso.

Segundo o Dr. Barry Sears é o excesso de insulina o que faz engordar, já que níveis constantes desta hormona no sangue, impossibilitam a utilização da gordura armazenada pelo corpo, como forma de energia, impedindo assim a perda de peso.

Além disso o excesso de insulina estimula o apetite e a ânsia pelos hidratos de carbono, que se traduz na vontade de comer alimentos doces. O excesso desta hormona gera também baixo rendimento físico e mental, falta de concentração e lucidez mental, mas, os malefícios desta hormona não acabam aqui, pois está também associada com a diabetes e as doenças cardiovasculares.

Porque reduzir os hidratos de carbono?

O grande objetivo da dieta da Zona é impedir a subida dos níveis de açúcar do sangue para evitar a subida dos níveis de insulina. Para tal torna-se imprescindível reduzir os hidratos de carbono que tenham um alto índice glicémico como o pão, as massas, o arroz, a batata, os bolos, os doces tanto caseiros como industriais, o açúcar, os refrescos etc. considerados na dieta da Zona hidratos de carbono desfavoráveis.

A ingestão excessiva de hidratos de carbono faz subir rapidamente os níveis de açúcar no sangue, o que vai estimular o pâncreas a produzir mais insulina. Níveis altos de insulina fazem descer bruscamente o açúcar da corrente sanguínea, provocando cansaço, falta de energia, perda de concentração, sonolência, debilidade e uma vontade descontrolada de ingerir alimentos doces. Inicia-se assim um ciclo vicioso.

Além disso, os constantes níveis altos de insulina provocados pelas refeições abundantes em hidratos de carbono, impedem que a gordura armazenada seja transformada em energia, ou seja, impede perder peso.

Que hidratos de carbono deve escolher?

O Dr. Barry Sears recomenda substituir os hidratos de carbono com um índice glicémico alto por aqueles de baixo índice glicémico como as frutas e vegetais, todos eles ricos em nutrientes vitais e ricos em fibra. Estes digerem-se muito lentamente, mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis, sem provocar aumentos drásticos na produção de insulina.

A dieta da Zona não visa só a perda de peso, vai muito mais além, pretende melhorar a saúde, aumentar os níveis de energia e rendimento físico, o bem-estar e a esperança de vida de todos aqueles que se aderem a esta dieta como um estilo de vida saudável.

Os primeiros resultados são visíveis logo após os três primeiros dias do inicio da dieta. Seguir todas as indicações e regras da dieta é a forma infalível para aprender a comer saudavelmente, mas também a emagrecer e a viver melhor.

Faça o seu comentário