Saber comprar

Saber comprar é por vezes um desafio, por isso antes de sair de casa mentalize-se que vai à luta. Considere o supermercado e as grandes superfícies “um campo de batalha”, de um lado está você e de o outro lado o seu inimigo – a IndústriaDicas para comprar bem alimentar. Os fabricantes de alimentos possuem armas de alta tecnologia, como as técnicas de venda, a distribuição, a embalagem e publicidade, que representam estratégicas de “marketing” com a finalidade de “persuadir” o cliente.

Aprender a dizer “Não” à abrumadora disponibilidade de alimentos a qual nos vemos constantemente expostos, nem sempre é fácil, por isso siga as nossas dicas para saber comprar.

Quando chegue ao supermercado siga estes conselhos:

  • Evite passar nas secções dos alimentos “atrativos” e apetitosos, a maioria são hidratos de carbono envoltos em atrativas embalagens. Na sua maioria são bolos, grande variedade de cereais para o pequeno almoço, bolachas, biscoitos, pacotes de batatas fritas, snacks diversos, chocolates etc. Todas pedindo “leve-me a casa”. Resista, enche-se de valor e não se sinta tentado.
  • Habitue-se a ler os rótulos dos alimentos. Para tal, não se preocupe com o teor de gordura. A gordura nem sempre é o seu inimigo. Dê mais importância à quantidade de hidratos de carbono do produto que escolhe. Existe produtos com baixos teores de gordura mas, por outro lado, tem teores altos em hidratos de carbono. Convém recordar que o excesso de hidratos de carbono é o que  faz engordar.
  • Faça do azeite e das nozes a sua gordura por excelência. As nozes como o azeite são fornecedores de gordura monoinsaturada, tão benéficas para o corpo.
  • Evite os produtos com gordura saturada e gorduras hidrogenadas, pois são prejudiciais para a saúde.
  • Evite os alimentos pré-cozinhados, porque normalmente possuem gorduras hidrogenadas.
  • Restrinja os hidratos de carbono refinados.
  • Compre sempre muita fruta e vegetais frescos, mas também pode optar por conservas ou congelados, prontos a utilizar.
  • Abasteça-se de produtos fornecedores de proteína como carne baixa em gordura, peixe, fiambres ou carnes frias de qualidade (sem féculas ou amidos), ovos, lacticínios magros como queijos, leite, iogurtes etc.

Saber comprar  é a melhor arma para ganhar esta batalha, que nos envolve sempre que estamos frente às prateleiras do supermercado. Uma pequeno truque é tomar um lanche da dieta da Zona antes de ir ao supermercado a fim de evitar a tentação de levar para casa produtos que só lhe prejudicaram.

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário