Como aumentar de peso e ganhar alguns quilos

Como aumentar de pesoO excesso de peso não é saudável, pois acarreta doenças, mas estar por baixo do peso, que a cada pessoa corresponde, também não o é, por isso convém saber como aumentar de peso.

A dieta da Zona é um plano alimentar que surgiu com base nas inúmeras investigações feitas pelo Dr. Barry Sears, ao longo de muitos anos, ao lidar com doentes cardíacos. Foi então que este médico começou  a usar o conceito “zona” para alertar aos cardiologistas do tipo de alimentação, caracterizado pelo excesso de carboidratos e, que estaria na origem do aumento da inflamação celular, que por sua vez promovia as doenças relacionadas com o coração. A inflamação era uma consequência do tipo de alimentação que conduzia ao aumento dos níveis de insulina no sangue e nas consequências que daí advêm para a saúde.

Todo o fundamento da dieta da Zona baseia-se no controle da insulina, de modo a que, esta se mantenha numa zona de equilíbrio, que não deve ser nem muito alta nem muito baixa. Este objetivo é conseguido através de uma alimentação e estilo de vida saudáveis, onde os principais alimentos são: legumes, verduras e frutas, carnes magras, peixes e gorduras boas, tudo como o propósito de melhorar a saúde e, em paralelo, conseguir um peso adequado.

Como aumentar de peso com a dieta da Zona

Antes de saber como aumentar de peso, deve-se calcular os blocos que cada pessoa deve comer. Pode ser feito na calculadora de blocos. Mas, de uma forma muita sucinta, a mulher precisa de 11 blocos e o homem de 14 blocos, repartidos ao longo do dia nas 5 refeições, como é evidente.

Para aumentar de peso, um dos principais conselhos que transmite a dieta da Zona é aumentar a quantidade de gordura, ou seja os blocos de gordura. A gordura não interfere com o processo hormonal isto é, não afeta o controle hormonal que se consegue através do equilíbrio entre as proteínas e os hidratos de carbonos. Um pouco de gordura extra vai aportar mais calorias, necessárias para ganhar peso.

Como aumentar a gordura?

Através da ingestão de gorduras saudáveis, como a gordura por excelência da dieta Mediterrânea – o azeite extra-virgem -, que pode ser usado uma quantidade extra tanto nas saladas, nos legumes e verduras e até mesmo no fritar, mas sem abusar.

Os pequenos lanches da dieta da Zona, que normalmente são feitos um a meio da manhã outro a meio da tarde, ou antes de dormir, estão compostos de 1 bloco, neste caso, quem quer aumentar de peso, pode fazer snacks de 2 blocos.

Outra maneira de aumentar de peso é comer mais frutos secos, nomeadamente, nozes, avelãs… O que não se deve fazer é aumentar a ingestão de calorias, vindas de uma maior ingestão de hidratos de carbono, porque estes interfeririam com os níveis de açúcar do sangue e por sua vez com a insulina, o que causaria inflamação celular. Ganha-se peso, é certo, mas à base de um desequilíbrio hormonal perigoso para a saúde.

Ainda outras recomendações que poderiam contribuir para aumentar o peso são: comer devagar, mastigando bem os alimentos; repousar 30 minutos depois do almoço e não abusar do exercício físico, especialmente aeróbico.

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário