Dietas

A palavra dieta normalmente implica algum tipo de regime alimentar para perder peso a curto prazo. No entanto, uma dieta deDietasveria ser um programa nutricional baseado numa alimentação saudável e equilibrada para toda a vida, não só para promover e manter a perda de peso, mas também como uma forma viável de ganhar saúde.

Entre tantas dietas existentes, a dieta da Zona destaca por cumprir os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada. Por isso o Dr. Barry Sears compare-a com a dieta das nossas avós: muita fruta, muita verdura, um pouco de proteína em cada refeição e a quantidade justa de gordura. Esta é a receita mais antiga para perder peso sem prejudicar a saúde. É a dieta do senso comum e do equilíbrio.

Diferentes dietas 

Se fizermos uma breve análise de todas as dietas existentes, poucas cumprem os requisitos de uma alimentação saudável e equilibrada, sem comprometer a saúde. Há dietas consideradas extremas, como a dieta do Dr. Atkins, onde está permitido comer quantidades excessivas de proteínas e gordura saturada  e restringe enormemente os hidratos de carbono. Este tipo de dieta conduz o corpo a um transtorno metabólico chamado cetose, onde a acumulação de corpos cetônicos no sangue leva a estados de mal-humor e irritação sentidos por aqueles que seguem este tipo de dietas, dado que o cérebro não pode funcionar adequadamente sem uma quantidade adequada de hidratos de carbono.

Em contraposição estão as dietas muito altas em hidratos de carbono e baixas em gordura e com pouquíssimas proteínas, que conduzem ao ganho de peso devido ao aumento dos níveis de insulina, é o caso da dieta do Dr. Ornish. Este tipo de dietas (Atkins e Ornish) são difíceis de seguir durante umas poucas semanas, já para não falar em segui-las toda a vida, o que seria praticamente impossível.

Por último, existem  as dietas baseadas na pirâmide alimentar, recomendadas pela maioria dos nutricionistas e, que normalmente são altas em hidratos de carbono, moderadas em proteínas e gordura. Se não fossem porque promovem a ingestão de grandes quantidades de hidratos de carbono provenientes dos cereais, poderíamos considerá-las parecidas à dieta da Zona.

Dieta moderada

A única dieta que recomenda uma quantidade moderada de cada um dos três macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e gordura) é a dieta da Zona do Dr. Barry Sears. É uma dieta baseada no controlo hormonal, que se consegue mantendo a insulina dentro de uma zona ou umbral que não deve ser nem demasiado alto, nem demasiado baixo. É a dieta ideal para seguir toda a vida. Está focada não só para perder gordura corporal mas para reduzir o risco das doenças crónicas, é por isso mesmo também conhecida como a dieta anti-envelhecimento. Todo o seu foco consiste em combater o excesso de insulina, já que esta hormona, não só faz engordar como também acelera o envelhecimento do corpo.

A insulina é necessária para trasportar os nutrientes na circulação sanguínea (especialmente a glicose) e levá-los às células, assim o nosso corpo dispõe de energia. Sem energia não há vida! Mas por outro lado o excesso de glicose que as células já não puderam utilizar será armazenado em forma de gordura. É as duas caras da insulina – tão necessária mas também tão perigosa. Por isso a dieta da Zona busca o equilíbrio hormonal.

Entre tantas dietas, muitas sem fundamento científico, acarretando mais prejuízos que benefícios à saúde, a dieta da Zona destaca por ser uma dieta onde a palavra moderação faz todo o sentido. Com muitos seguidores em todo o mundo, reconhecida internacionalmente pela classe médica, é a dieta ideal para seguir toda a vida, não como uma moda, mas como um estilo de vida saudável. O seu peso mas também a sua saúde agradecem.

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário