Dicas para não ganhar peso nas férias de verão

Emagrecer nas férias de verãoÉ perfeitamente normal que as altas temperaturas que se faz sentir no verão, não inspiram a cozinhar. Com o verão, chega também o tempo de férias, altura em que comemos mais fora de casa. Como tal, há muitas probabilidades de descuidar a dieta e cometer excessos alimentares, que se traduzem em ganho de peso indesejado. Porém, se seguirmos algumas simples dicas podemos manter uma alimentação saudável e, acima de tudo, evitar ganhar alguns quilos extras nas férias de verão.

Estilo de vida saudável 

A melhor maneira de manter uma alimentação saudável é seguir a dieta da Zona, onde a ingestão dos nutrientes, nomeadamente dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras, faz-se respeitando a seguinte ordem de calorias 40-30-30, a formula tipica deste plano alimentar, que, em conjunto com a ingestão de ácidos gordos omega 3, ajudam a perder o excesso de peso e retarda o envelhecimento, e ainda, a manter a vitalidade tanto física como mental.

“Não é uma dieta de moda, como refere o Dr. Barry Sears, mas um estilo de vida muito saudável, que nos permite viver melhor, com mais saúde e sem ganhar peso”

Dicas para não ganhar peso nas férias de verão

Estas simples dicas ajudar-lhe-ão a comer de forma saudável sem ganhar peso nos meses mais quentes:

Saladas – simbolo de frescura

As saladas constituem pratos rápidos e fáceis de preparar e uma oportunidade de comer vegetais crus altamente abundantes em nutrientes vitais. Na dieta da Zona pode fazer das saladas um prato principal para uma refeição completa. Para tal, escolha a sua porção de carboidratos, que pode ser, ou 30 g de massa ou 30 g de leguminosas, e adicione abundantes hortaliças, tais como alface e tomate.

Acrescente também proteínas, tendo várias opções a escolher: atum, salmão, presunto ibérico, ovo ou queijo pobre em gorduras. Para temperar, as melhores opções de gorduras saudáveis são o azeite (que pode acompanhar com vinagre ou sumo de limão e sal), ou então os frutos secos.

O melhor para comer na praia

Quando a fome dá sinal, ou quando é altura de fazer um pequeno lanche, na praia o melhor é comer fruta. Na dieta da Zona nenhum macronutriente é tomado isoladamente, por isso as proteínas devem fazer parte, até mesmo dos pequenos lanches. Sendo assim, acompanhe a fruta com um pouco de proteína rápida, como fiambre de peru ou queijo.

Prefira os produtos integrais, mas cuidado!

Prefira os produtos integrais, mas cuidado que engordam. Entre as opções de hidratos de carbono provenientes dos cereais os produtos integrais são sempre a melhor opção, no entanto e embora contenham mais minerais, vitaminas e fibras que as suas versões refinadas, se não se respeita as proporções corretas, engordam como qualquer outro alimento, já que fazem subir os níveis de açúcar do sangue e consequentemente a insulina.

Uma sandes fácil de preparar

Utilize pão integral, duas fatias são suficientes e acrescente alface e tomate. Adicione proteínas, tendo muitas as opções de escolha: fiambres de qualidade (como o fiambre da perna extra, ou o de peru) ovo, queijo, peito de frango ou peru, atum ou anchovas… Para dar sabor, uma colher de maionese light ou pepinos em conserva de vinagre, laminados.

Para matar a sede

A água é sempre a melhor opção, podendo também optar por água com sabor a limão. Os chás sem teína são também opções acertadas e, no caso de beber uma cerveja, que seja sempre sem álcool.

Sumos verdes

Estes sumos, conhecidos também como smoothies e que estão muito de moda, constituem também opções bastante saudáveis e refrescantes para combater as altas temperaturas dos meses quentes. A fibra solúvel da fruta faz retrasar a entrada do açúcar no sangue, mas quando são espremidos, perde-se quase toda a fibra, por isso o melhor é fazer o sumo na liquidificadora, porque não separa a fibra da fruta e legumes. Entre as opções variadas de sumos, a mais saudável é o sumo verde, podendo ser feito de espinafres, brócolos, aipo e canónigos, ao qual se pode adicionar, frutas como os pêssegos ou laranja para torná-lo ainda mais delicioso. E, não se esqueça de acompanhá-los sempre com proteína. Opções de proteína rápida e práticas: queijo, fiambres de peru ou presunto sem gordura.

Mexer-se ao ar livre

O verão é também a altura perfeita para manter uma atividade física diária. As possibilidades são muitas. Aproveite o ar livre para fazer caminhadas, andando em diferentes intensidades (acelerando o passo de vez em quando) ou então correr. O mar, também muito frequentado nesta época, convida a nadar ou a dar passeios ao longo da praia ou dentro da água. Andar durante 30 a 45 minutos com a água do mar até aos joelhos e, se quer intensificar ainda mais o exercício, até às ancas, é uma prática que não só revitaliza, mas também tonifica todo o corpo.

Além das já referidas dicas para não ganhar peso nas férias de verão, nunca está demais também recordar, os perigos do sol a todos os níveis. O uso de proteção solar e evitar as horas mais intensas de sol, são as principais medidas para desfrutar do tempo ao ar livre.

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário