Menus da dieta ao estilo mediterrâneo

 

 

menus da zona adaptados à dieta mediterrânia
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Novas receitas da dieta da Zona adaptadas ao tipo de alimentação dos povos mediterránicos
Cada menu compõe-se de 3 blocos. O bloco é a medida dietética da dieta da Zona, mediante o qual é possível tomar a quantidade adequada de cada alimento para alcançar as proporções corretas de carbohidratos, proteínas e gordura exigidas em cada refeição.
MENU  10
 

Canelones recheados com carne   picada

2 blocos   de proteína: 60gr. de   carne de vitela picada
1 bloco de   proteína: 30g. de queijo para fundir
3 blocos   de hidratos de carbono: 3 tiras   de massa para canelones
3 blocos de   gordura: 1 colher de azeite
  1 colher de cebola   picada

1  colher de molho de   tomate
Preparação dos canelones recheados
  1. Numa frigideira refogar a cebola, junte depois a carne, em seguida acrescente o molho de tomate misturando tudo bem. Enquanto isso, coza a massa al dente.
  2. Recheie os canelones com a carne e disponha-os num prato de ir ao forno, cubra-os com o queijo, leve ao forno a gratinar (5 minutos)
MENU  11
Berinjelas recheadas de carne
2 blocos de   proteína: 60gr. de carne   picada
1 bloco de proteína: 30gr. de queijo baixo em   gordura
1 bloco de   hidratos de carbono: 1 berinjela   pequena
¼  bloco de hidratos de   carbono: ½ chávena de   cogumelos
¼  bloco de   hidratos de carbono: 2 colheres de   molho de tomate caseiro
½ bloco de hidratos de   carbono: ¼ de chávena de cebola   picada
1 bloco de   hidratos de carbono: 1 chávena de   morangos
3 blocos de gordura: 1 colher de azeite
  ¼ de dente de alho,   sal
Preparação das berinjelas recheadas de carne
  1. Corta-se as berinjelas ao meio no sentido do comprimento, colocam-se na bandeja do forno barradas de azeite.
  2. Assa-se até  ficarem tenras (não muito moles) depois  retira-se a polpa e reserva-se as duas metades. Pica-se a polpa das berinjelas e  reserve.
  3. Numa frigideira com azeite refogue a cebola com a carne e os cogumelos, adiciona-se o molho de tomate e o sal.
  4. Em seguida junta-se o miolo das berinjelas à carne picada e deixa-se cozinhar por alguns minutos mais. Recheie as duas metades das berinjelas com o recheio anterior.
  5. Volte a barrar as berinjelas com o azeite e introduze-as no forno durante 45 minutos.
  6. Passado este tempo, cubra as berinjelas com o queijo e deixa-as apenas gratinar alguns minutos. Serve-se em seguida.
MENU  12
Ervilhas com ovo escalfado e presunto
2 blocos de   proteína: 60gr. de   presunto
1 bloco de proteína: 1 ovo inteiro
2 blocos de   hidratos de carbono: ½ chávena de   ervilhas
1 bloco de hidratos de   carbono: ½ chávena de molho de tomate   caseiro
3 blocos de   gordura: 1 colher de   azeite
Preparação das ervilhas com o ovo escalfado e presunto
  1. Numa frigideira com azeite saltear as ervilhas, de seguida adiciona-se o molho de tomate até levantar fervura.
  2. Deita-se um ovo por cima e deixa-se até coalhar.
MENU  13
Pisto com berinjelas
Peito de frango grelhado
3 blocos de   proteína: 90gr. de peito de   frango
1 bloco de hidratos de   carbono: 1 ½ chávena de berinjelas   cozidas
1 bloco de   hidratos de carbono: 1 chávena de    courgettes cozidos
½ bloco de hidratos de   carbono: cebola e pimento   picado
½ bloco de   hidratos de carbono: ¼ de chávena de   molho de tomate caseiro
3 blocos de gordura 1 colher de azeite(sal)
Preparação do pisto com berinjelas
  1. Refogue a cebola e o pimento verde depois adiciona-se as berinjelas, os courgettes e o molho de tomate.
  2. Tape e deixe cozer em fogo lento cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere de sal a seu gosto.
Preparação do peito de frango
  1. Cortar o peito de frango em filetes  (ou compre-os assím diretamente), elimine alguma gordura visível.
  2. Enquanto isso, aqueça a frigideira-grelhador, coloque os bifes com um pouco de sal e aloure-os de ambos os lados.
MENU 14
Salada de tomate, pimento, atum e  ovo
2 blocos de   proteína: 90 gr de atum de   lata escurrido
1 bloco de proteína: 1 ovo cozido duro
2  blocos de   hidratos de carbono: 2 tomates inteiros   de 60gr. cada um
1 bloco de hidratos de   carbono: ½ chávena de pimento   assado
3 blocos de   gordura: 1 colher de   azeite
  ¼ alho picado,   sal
Preparação da salada
  1. Asse o pimento até  ficar chamuscado depois retire-lhe a pele, corte-o em tiras, reserve. Coza o ovo bem duro.
  2. Disponha no prato o tomate cortado em quadradinhos, o pimento em tiras finas, adicione depois o atum bem escurrido e por fim adorne com o ovo duro cortado em rodelas.
MENU 15
Courgetts gratinados
Hambúrger grelhado
1 bloco de   proteína: 30gr. de queijo   baixo em gordura
2 blocos de proteína: 60gr. de hambúrger de   vitela
3 blocos de   hidratos de carbono: 2 courgetts   pequenos
3 blocos de gordura: 1 colher de   azeite
Preparação dos courgetts
  1. Coza os courgetts cortados ao meio no sentido longitudinal. Quando estiverem quase cozidos retire-os e deixe escorrer bem, em seguida cubra-os com o queijo e leve-os ao forno a gratinar.
Preparação do hambúrger
  1. Misture a carne picada com orégão, pimenta e um pitada de sal. Bata uma clara de ovo e adicione à carne, misture bem. Depois faça uma bola com a carne, coloque-a em film transparente e pressione com as mãos até adquirir a forma redondeada propia do hambúrger.
  2. Unte com o azeite o grelhador e quando estiver bem quente grelhe o hambúrger de um lado até ficar dourado, vire-o e repita o mesmo do outro lado.
  3. Serve-se o hambúrger com os gourgetts recém saídos do forno.
You can leave a response, or trackback from your own site.

Leave a Reply