Bacalhau fresco em cama de espinafre

Bacalhau fresco em cama de espinafre

Bacalhau fresco em cama de espinafre

Ingredientes: ( 3 blocos)
75 g de espinafre
30 g de grão-de-bico (90 g se já está cozido)
105 g de filete de bacalhau fresco, sem espinhas e pele.
2 colheres de chá de azeite.
Sal, pimenta, raspa de ¼ de limão, tomilho, manjericão 1 dente de alho
pequeno
Papel para forno

Sobremesa: uma peça pequena de fruta.

Preparação:

  1. Se não dispõe de grão de bico em conserva, deve primeiro deixa-lo de véspera a demolhar, no dia seguinte coza-o numa panela com a água a ferver na qual adicionou sal, uma folha de louro e um dente de alho, durante quase uma hora; para ser mais rápido coze-o na panela de pressão cerca de 20 minutos. Retire da água, e deixe escorrer bem.
  2. Tempere o bacalhau fresco com sal e pimenta. Entretanto lave bem as folhas de espinafre, deixe-as inteiras mas retire os talos, escorra muito bem até secarem. Lave o limão e raspe a casca (apenas um quarto) e reserve à parte.
  3. Depois de cortar o papel de forno em dois rectângulos grandes, coloque sobre uma das metades do papel os espinafres lavados e secos de modo a formar uma base condimente-os com um pouco de sal. Em cima dos espinafres disponha o bacalhau fresco, têmpere-o com a raspa do limão, a pimenta e as ervas aromáticas (tomilho, manjericão) e uma colher de chá de azeite. Tape com a outra metade de papel, aconchegando bem os espinafres, feche bem os lados para formar um embrulho. Coza a vapor, colocando o embrulho sobre a grelha furada da panela com água a ferver durante 8 minutos aproximadamente. Passado este tempo retire o embrulho deixe repousar sobre um prato.
  4. Entretanto pique o dente de alho bem picadinho e salteie-o numa frigideira anti-aderente com a outra colher de chá de azeite durante 30 segundos, de seguida adicione o grão-de bico bem escorrido, salteie-o uns quatro minutos e afaste do lume.
  5. Abra o embrulho de papel e traslade com muito cuidado o peixe com a base de espinafre para um prato, acrescente a um lado o grão-de-bico. Sirva de imediato.

 

 

 

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário