Lasanha de beringela

lasanha de beringela
Receita de 3 blocos
Deliciosa lasanha de beringelas com carne de frango moída. A carne ao ficar toda a noite numa marinada, confere a este prato um sabor irresistível.

Ingredientes:

Para a lasanha:

175 g (1 beringela pequena)
1 colher de sopa (15ml) de azeite virgen extra
sal, pimenta, leite

Para o recheio e molho:

90 g de peito de frango picado (1 bife de peito de frango sem pele)
½ copo pequeno de
vinho branco de mesa
300 g (1 chávena bem cheia) de tomate triturado (pode ser de lata)
40 g de cebola ( meia cebola pequena)
sal grosso, 1 dente de alho pequeno, pimenta branca, oregão.

Sobremesa: 1 peça pequena de fruta.

Preparação:

  1. No dia anterior, numa tigela misture bem o peito de frango picado com o oregão, um pouco de sal grosso, a pimenta em pó e o vinho branco. Deixe marinar a carne no frigorífico durante 24 horas.

Para o recheio e o molho de tomate:

  1. Faça o molho de tomate: numa frigideira anti-aderente aloure a cebola e o alho no azeite quente, em fogo lento. Quando estiver tudo tenro junte o tomate triturado, tempere com um pouco de sal e oregão, deixe cozinhar em lume suave cerca de 20 minutos. Retire do fogo e passe o molho pela varinha mágica. Reserve.
  2. Cozinhe a carne no próprio liquido da marinada, (sem acrescentar água) em fogo lento durante 5 minutos. Adicione depois a metade do molho de tomate que preparou anteriormente à carne e deixe apurar mais cinco minutos. Retire do fogo e reserve.

Para a lasanha:

  1. Lave e descasque a beringela, corte-a em fatias no sentido do comprimento cerca de 1 cm de espessura, submerja as fatias numa tijela com leite. Depois deve escorre-las bem, de seguida tempere-as com sal. Coze-as no microondas sem sobrepô-las, cerca de cinco minutos. Aqueça o forno a 180 graus.
  2. Montagem da lasanha: Numa travessa de ir ao forno coloque uma lâmina de beringela, cubra com uma capa de carne e outra de beringela, continue alternando até acabar com uma capa de beringela e por último cobrir toda a lasanha com o molho de tomate que reservou.
  3. Leve ao forno previamente aquecido, durante dez minutos.
  4. Sirva imediatamente.

Se prefere, em vez de cozer as lâminas de berinjela no microondas, pode coze-las numa panela com água e sal cerca de 3 a  minutos, depois deixe escorrer bem.

 

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário