Moussaka ao estilo da Zona

Receita de Moussaka, 4 blocos

Ingredientes:

  • Beringela, 400 g
  • 150g de tomate (1 tomate pequeno)
  • 40 g de cebola ( ¼ de uma cebola media)
  • Maizena, 10 g (1 colher de chá)
  • 150 ml de leite magro
  • 1 ovo pequeno
  • 90 g de carne de vitela picada
  • 4 colheres de chá de azeite
  • Sal, pimenta, canela, vinho branco, um dente de alho, oregão e tomilho

Sobremesa: uma peça de fruta pequena

Como confecionarmoussaka ao estilo da Zona

Descasque as beringelas e corte-as às fatias finas no sentido longitudinal, ou às rodelas, como preferir, coloque-as num escorredor de verduras, polvilhe-as com  sal para que libertem a água, assím perdem o amargor, o que vai melhorar o seu sabor. Devem ficar no mínimo meia hora.

Prepare o recheio de carne

Pique a cebola e o alho o mais fino possível, leve a refogar no azeite numa frigideira anti-adherente, até ficar dourado. Entretanto, pele o tomate introduzinde-o primeiro na água quente, retire a pele e as grainhas e depois corte-o em cubos bem miudinhos. Adicione a carne picada ao refogado, mexa e depois acrescente o tomate juntamente com as ervas aromáticas o sal, a pimenta, uma pitadinha de canela e três colheres de vinho branco, envolva bem e deixe cozer a fogo lento durante quase meia hora até consumir o líquido.

Asse as fatias da beringela

Entretanto lave bem as fatias de beringela para retirar todo o sal. Em seguida, sem necessidade de secá-las disponhe-as numa bandeja de ir ao forno. Introduza a bandeja na parte de cima do forno na posição grill, previamente aquecido, asse as beringelas rápidamente, levará mais ou menos 5 a 8 minutos, sem dar a volta, mas deve estar muito atenta para não queimarem. Se prefere, também pode introduzi-las na parte do meio do forno, pre-aquecido a 180, o que levará mais tempo cerca de um quarto de hora, mas não requer tanta atenção.

Prepare a cobertura

Misture a maizena com o leite frio e dissolva-o bem  até ficar sem grumos, leve ao lume até engrossar, condimente com um pouco de noz moscada, pimenta e sal, se vê que espessou muito, junte um pouco de água com uma colher de sopa. Retire do fogo, depois de arrefecido, junte o ovo, envolva bem até formar um creme homogéneo.

Montagem da moussaka

Num recipiente pequeno, que possa ir ao forno, coloque uma capa de rodelas de beringela, deite por cima a carne, tape com rodelas de beringela, por último cubra tudo com o creme, polvilhe com um pouco de queijo ralado, leve ao forno pré-aquecido a 180, durante cerca de dez minutos, até ver que formou uma crosta. Antes de servir, convém deixar descansar a moussaka um quarto de hora.

 

 

Artigos Relacionados

Faça o seu comentário