Pisto com presunto

Pisto com ovo e presunto
Pisto com presunto

Receita de 3 blocos

Ingredientes:

160 g de courgette
75 g de pimento verde
65 g de pimento vermelho
40 g de cebola
½ chávena de tomate triturado (150g)
30 g de presunto sem gordura
1 ovo
Uma colher de sopa mal cheia de azeite.

Outros:
Sal, pimenta, meio dente de alho, oregão.

Como preparar o pisto:

  1. Lave todos os legumes. Corte as courgettes em cubos bem pequenos, faça o mesmo com os pimentos.
  2. Leve ao lume uma frigideira anti-aderente com o azeite, quando estiver quente, adicione a cebola e o alho bem cortadinhos, deixe refogar em lume brando, até ficar tudo tenro, cerca de 10 minutos.
  3. Adicione depois os pimentos verdes e vermelhos, deve refogar uns cinco minutos antes de acrescenter os cubos de courgettes, tempere com pimenta, uma pitada de sal e oregão. Deixe cozer durante um quarto de hora em lume suave e tapado, mexendo de vez em quando.
  4. Junte agora o tomate triturado juntamente com o presunto cortado em pedaços pequenos e sem gorduras visíveis, rectifique os temperos mas não adicione sal, tenha em conta que o presunto solta o sal que contem durante a cozedura e talvez com isso seja suficiente. Tape e deixe cozer em fogo baixo cerca de 10 minutos, ou até ver que os legumes estão tenrinhos. Antes de terminar confira o sal.

Preparação do ovo escalfado:

Ingredientes:
1 ovo; 2,5 dl de água;
1 colher de chá de sal; 1 colher de sobremesa de vinagre.

  1. Ferva a água numa panela com o sal e vinagre, quando entrar em ebulição, retire a panela do fogo e baixe o fogo imediatamente ao mínimo. Parta um ovo para dentro de uma tigela e depois deite-o cuidadosamente para dentro da panela, aproximando bem a tigela até tocar a superficie da água para cair suavemente e não de cima para baixo. Tenha em conta que a água não deve estar em ebulição para nao desmanchar o ovo.
  2. Volte a colocar a panela no fogo mínimo e deixe o ovo cozer durante 3 a 5 minutos (mais ou menos), até que a clara esteja completamente branca. A clara deve ficar dura sem partes cruas e a gema mole, se preferir a gema dura deixe alguns minutos mais. Retire o ovo com muito cuidado, com ajuda de uma escumadeira, escorrendo bem.
  3. Sirva o pisto com o ovo por cima.

Faça o seu comentário