Comida vegetariana

É compatível a dieta da Zona com a alimentação vegetariana?A Zona adaptada à dieta vegetariana

A comida vegetariana é perfeitamente compatível com a dieta da Zona, desde que sejam tomadas uma série de medidas. Os vegetarianos que queiram seguir a dieta da Zona não têm obrigatoriamente de ingerir proteína animal, já que existem uma grande variedade de alimentos bons fornecedores de proteína vegetal.

 

Fontes de proteína vegetal

Se segue uma alimentação vegetariana deve dar especial atenção às melhores fontes de proteína vegetal, para alcançar corretamente o equilíbrio hormonal.

Existe grandes fontes de proteína vegetal que se pode utilizar na dieta da Zona, uma das melhores é o tofu extra firme (consistência dura), por ser muito rico em proteína, ao contrário do tofu mole que tem uma consistência mais mole, com a desvantagem de ser mais rico em hidratos de carbono.

Atualmente existe uma grande variedade de produtos à base de soja que imitam a carne, como hambúrgueres; todo o tipo de salsichas de tofu e soja; o pó de proteína de soja; que além de ser muito rico em proteína, também contêm uma ampla gama de aminoácidos.

Uma excelente opção para enriquecer os pratos ricos em hidratos de carbono (típicos da alimentação vegetariana) é  adicionar proteína em pó de soja. Um exemplo prático seria juntar aos cereais do pequeno almoço uma pequena quantidade de proteína de soja. É uma forma excelente de equilibrar a proporção proteínas e hidratos de carbono de modo a conseguir o equilíbrio hormonal, pois a comida vegetariana, normalmente costuma ser alta em hidratos de carbono.

São as leguminosas uma fonte de proteína vegetal?

As fontes tradicionais de proteína vegetal como os vários tipos de grãos secos: feijões (branco, preto, encarnado etc.), as lentilhas, o grão-de-bico, favas, ervilhas etc. contêm uma quantidade demasiado alta de hidratos de carbono em relação ao seu conteúdo em proteínas, tornando-se  assim impossível alcançar a proporção adequada entre proteínas e hidratos de carbono indispensáveis para entrar na Zona. É por este motivo que na dieta da Zona as leguminosas são consideradas unicamente fontes de hidratos de carbono, desta forma, devem ser sempre preparadas com alimentos proteicos.

Para quem segue uma dieta vegetariana, recomenda-se não usar as leguminosas como substitutos da carne, mas como acompanhamentos de outras fontes de proteína vegetal como o tofu extra firme pela sua grande riqueza em proteínas.

Artigos Relacionados

2 Responses to “Comida vegetariana”

  1. Paulo Mattos diz:

    Bom dia,

    Sou vegetariano e estou começando a usar o tempeh em minha dieta e já uso o tofu também. Estou planejando começar a dieta da zona, mas eu e minha esposa estamos com dificuldades com fontes de proteínas para poder fazer o equilíbrio 40-30-30.

    Porque vocês não publicam também uma tabela de blocos de proteínas de origem vegetal e do leite e seus derivados? Só vi no site uma tabela com carnes, frango e peixe.

    A comunidade de vegetarianos e ovolactovegetarianos no Brasil já é grande e temos uma dificuldade grande que é encontrar fontes de proteína.

    Desde já agradeço a atenção e o retorno de vocês.

    Sds,
    Paulo Mattos

    • admin diz:

      Na lista completa dos alimentos encontra a informação que procura. Basta conferir e ver que vai encontrar uma tabela, quase no final da lista, que diz “Alimentos de composição mista”, onde menciona algumas fontes de proteína vegetal derivadas da soja, entre elas o Tofu e o Tempeh e seus respetivos blocos. Há muitos produtos disponíveis à venda derivados da soja: hambúrguer, salsichas…É uma questão de procurar. No entanto, deve ter atenção em conferir sempre o rótulo nutricional e verificar que os valores das proteínas sejam sempre mais altos que os dos carboidratos.
      http://www.dietadazona.com/wp-content/uploads/2011/04/lista-completa-dos-blocos-de-alimentos.pdf

Faça o seu comentário